30 de janeiro de 2019

[NEWS] NU'EST W fala sobre sua arte, ressurgimento da carreira e o término de 2018 com high note [27/12/18]


NU'EST W é algo um pouco incomum na indústria do K-Pop: uma representação de segunda chance na degoladora indústria musical sul-coreana. A sub-unit NU'EST W, grupo de quatro membros que respirou a nova vida na carreia de boygroup e viu muito sucesso nesses últimos dois anos. 

A história do NU'EST W e NU'EST no ano passado foi tipicamente de um conto de fadas no mundo altamente competitivo do K-Pop e realizada como um aviso para muitos. Formado pela Pledis em 2012, o ato estourou cedo na carreira deles, com o single impactante e anti-bullying chamado 'FACE' e viu muito amor na Coreia do Sul para a balada aguda de 'Hello'. Mas eles perderam tração com o decorrer dos anos e, apesar de ter uma das discografias mais artísticas na indústria, eles foram ofuscados por grupos mais novos e tudo mais, porém uma nota na indústria surgiu em um nível global. 


Em 2017, ainda que quatro de cinco membros do NU'EST apareceram na segunda temporada do Produce 101, um reality show competitivo de k-pop onde esperançosos trainees que participam miram nas 11 vagas finais para formar um boygroup/girlgroup temporário. Isso guiou um interesse renovado no grupo e tornou os meninos da linha frontal do programa, chegando até a final. Enquanto Minhyun foi o único membro do NU'EST que entrou no grupo final, uma onda de apoio carregou o segundo começo do grupo: NU'EST W; W para 'wait' (espera), tanto por Minhyun quanto por interagir com os fãs depois da inatividade.


A nova era viu os quatro explorarem um ambiente a mais, um estilo de música mais escuro em seus singles, enquanto mantém a elegante produção pela qual já é conhecida, enfatizando no individual com faixas solo. Eles prosperaram dessa vez, e desde o lançamento 'W,Here' em Outubro de 2017, NU'EST W se tornou um dos boygroups com melhores vendas no k-pop. 'Who, You' lançado em junho de 2018, ganhou certificado de platina na Coreia do Sul. 


A espera por Minhyun é grande, agora que sua ocupação com Wanna One está chegando ao fim, mas as coisas estão um pouco no ar para NU'EST e NU'EST W. Enquanto estão de boca fechada para falar sobre os futuros planos e a falta de Minhyun, os quatro membros do NU'EST W -- JR (Kim Jonghyun), Baekho (Kang Dongho), Aron Kwak, e Ren (Choi Minki) -- falaram com a Billboard sobre carreira e musica enquanto eles estavam no Japão para se apresentar no MAMA 2018.


Billboard: Como vocês sentem que foi 2018?


Aron: Acho que foi um ano cheio de bênçãos para nós. Fizemos muitas coisas que não fomos capazes de fazer no passado. Acho que, apenas individualmente, fizemos muitas memórias boas esse ano. Acho que foi um ano muito memorável para nós.
 
Ren: 2018 foi um ano muito ocupado. Tentamos diferentes coisas enquanto promovíamos nossa música e fazíamos nossa tour pela Ásia. Pessoalmente, participei de um drama tailandês. Foi um ano cheio de novas experiências. Também filmei para um projeto conhecido como 'Asian Ghost', onde minhas linhas foram em inglês pela primeira vez, então treinei duro para isso. Acho que o resultado está muito bom, então estou ansioso pelo lançamento disso ano que vem.


Billboard: Como se sentem em completar a vez de vocês, esse tempo, como NU'EST W?


JR: Estamos realmente gratos por todo apoio que os fãs nos deram. Aproveitamos o amor que recebemos e estamos gratos por isso. Não tem nada decidido para 2019, então estamos inteiramente focando nossas energias no final de 2018.
 
Baekho: Queremos terminar o ano tomando vantagem em todas as oportunidades que vem no nosso caminho. 


Billboard: Não são tantos grupos de k-pop que conseguem uma segunda chance ao sucesso, mas a carreira de NU'EST W foi tipo uma fênix nesse aspecto. Como vocês se sentem?


Baekho: Primeiro de tudo, como a gente sempre quis produzir música que combina com nossa situação dada ainda que realmente não tenhamos mudado nossa abordagem. Essa reviravolta tem sido uma oportunidade muito rara nessa indústria, então sou grato por isso e quero devolver isso às pessoas que nos apoiaram lançando boas músicas.
 
Aron: Estamos definitivamente abençoados e todos sabemos disso, e estamos muito gratos por todas as pessoas que nos colocaram nessa situação. Então, seja através da música ou outra maneira, estamos sempre tentando devolver aos fãs e qualquer um que nos ajudou a chegar nessa altura.


Billboard: O que vocês acham desse estado da indústria, onde esse tipo de rejuvenescimento de carreira é tão raro?


Ren: Recuperar fama, é como pegar as estrelas, é muito raro. É definitivamente algo que não é uma oportunidade dada para todos, mas tivemos essa oportunidade, pela qual sou muito grato. É algo que não conseguimos expressar em palavras. Sabendo isso, todos nós queremos trabalhar mais duro.


Billboard: 'Who, You' recebeu certificado de platina na Coreia. Quais foram suas reações quando vocês ouviram isso?


Ren: Novamente, realmente é como pegar estrelas. Pensei que era apenas uma coisa que acontecesse nos sonhos, e eu sempre me perguntei como me sentiria tendo um álbum com uma das melhores vendas. Então veio nossa chance, e eu não conseguia acreditar que na verdade estávamos recebendo isso. Sendo assim, eu sinto mais orgulho da nossa música e de nós mesmos, e isso se tornou o motivo para trabalhar ainda mais duro e dar nosso melhor, ainda mais, todo momento.


Billboard: Se vocês tivessem que conversar com vocês mesmos de dois anos atrás, o que diriam?


Ren: Diria para eu mesmo permanecer forte e não perder as esperanças.
 
Baekho: "Você está fazendo bem. Continue assim."
 
JR: Por causa do passado, isso que nos fez o que somos agora, então... 

Aron: "Apenas continua trabalhando duro. Não desista. Os resultados seguintes virão."
 
Ren: "화이팅!" (Fighting!)


Billboard: Ao longo da carreira do NU'EST W, cada um de vocês lançou solos nos álbuns. Como foi a experiência?

Baekho: Para as músicas em grupo, conta a história de nós quatro. Para as músicas solo, contamos nossas próprias histórias, expressa nossas próprias emoções. Falam para audiência mais sobre a gente. Pro álbum mais recente, tivemos duas faixas juntos que falam sobre acordar do sonho [do NU'EST W] e então as outras quatro faixas são o solo de cada um, que é o despertar dos nossos sentimentos pessoais.

Aron: Eu acho que o que cada membro sente, como eles sentem sobre acordar desse sonho. Para mim, eu estava tipo trazendo felicidade. Foi tudo diferente. Eu penso muito em opiniões pessoais nas músicas em termos de estilo, que tipo de música queríamos fazer pessoalmente falando. Esses são os segundos solos de cada um, e eu sempre sinto que é uma experiência boa porque conseguimos expressar o que queremos fazer tanto em grupo quanto sozinhos. Você sempre deve definir um foco ou um gênero que você queira fazer. Mas, em termos de música solo, você pode escolher seu gênero, o que você quer transmitir, você pode escrever sua própria letra. É um pouco mais íntimo. Não que nossas músicas em grupo não sejam, pelo contrário, elas são muito íntimas. 


Billboard: Vocês gostariam de continuar com solos nos álbuns, se puderem, no futuro?

Baekho: Não é algo que queremos dizer de uma uma maneira ou outra. "Queremos lançar um álbum que tenha só músicas do grupo com todos nós." Não falaríamos isso. É também não é como a gente se sentir obrigado a fazer solos nos álbuns, mas sim tipo, se solos podem ajudar nossos álbuns a serem melhores, colocaremos solos. Ou, se funciona melhor em um álbum músicas cantadas por todos os membros, então não forçamos os solos. É tudo dependendo da situação. 


Billboard: Cada um de vocês tem créditos na escrita. A abordagem de vocês através de músicas e apresentações do NU'EST mudou muito desde que vocês começaram realmente a trabalhar nas músicas?

Baekho: Como começamos a ficar mais envolvidos na produção, nossas opiniões e pensamentos na nossa música fica mais forte, mais direto. Quando preparamos a produção do nosso álbum e promoções agora, nós conseguimos fazer o que é melhor pra gente e conseguimos nos envolver mais profundamente com tudo. Não é que a gente mudou sendo parte da produção criativa, é apenas que melhoramos e ganhamos um lado diferente sobre conhecimento e como manusear as coisas. 


Billboard: Baekho, em particular, teve um peso em relação ao trabalho nas músicas do NU'EST W. Como isso foi pro grupo?

Aron: Todos nós tivemos uma parte no álbum, mas eu acho que é bom que ele tome bastante essa liderança, porque se você tem quatro pessoas falando ao mesmo tempo, pode ser um pouco louco e agitado. Mas se falamos com ele pessoalmente, ele reúne os pensamentos de todos e os tornam um tanto que coerentes. Ele é o único que coloca toda imagem junta. Acho que é bom que o Baekho esteja na linha da frente encabeçando tudo para nós. É muita responsabilidade, mas ele gosta disso.


Billboard: Se vocês fossem descrever a impressão duradoura que vocês queiram que as pessoas tenham do NU'EST W, o que seria?

JR: Gostaríamos que as pessoas ouvissem uma música nossa e pensassem, "Ah, essa é tal música do NU'EST W." Mas não é como se quiséssemos forçar uma impressão nas pessoas sobre NU'EST W. Queremos continuar falando para o público sobre nossas histórias e sempre devolvendo novas impressões.

Aron: Em termos de música, sempre é bom quando as pessoas falam, "Esse é o estilo do NU'EST." Mas estamos sempre mudando as coisas, contando histórias diferentes através dos nossos álbuns, então nós não queremos deixar uma expressão específica. Eu diria que somos contadores de histórias. 


Billboard: Qual é a história que vocês têm contado?

Aron: Se você quer saber a história, demoraria para sempre. Mas você deve assistir todos os MVs. É uma grande coisa. Eu diria que é místico. Um pouco confuso, mas místico, isso é o que eu diria.


Billboard: Pelo que vocês estão ansiosos em 2019?

Aron: Nós realmente não tempos planos para 2019, mas eu acho que por agora nosso foco é terminar 2018. O tempo é curto, mas poderia ser longo dependendo do que você está fazendo. Estamos apenas ansiando por terminar esse ano com força, terminando com um bang.Não estamos realmente focados no ano que vem, e sim no fim desse ano. 


Cr: Billboard
Trad ENG-PTBR: NU'EST Brazil


0 Comentários:

Postar um comentário

 

Receba notícias no e-mail!

Contato

Email: nuestbrazil@gmail.com